Saber é o melhor caminho. Abra a boca!
Você sabia que o HIV e a AIDS podem ser controlados? Hoje em dia os tratamentos disponíveis garantem vida plena e saudável para quem convive com o vírus HIV. Mas tudo começa com um bom diagnóstico, o teste é o primeiro passo para proteger a sua saúde e a saúde de quem você ama.
Faça o teste regularmente e Abra a Boca sobre o tema! Incentive seus amigos e parentes a fazer o mesmo! Dessa forma, você ajuda também a derrotar a desinformação e os preconceitos em relação ao HIV.
Saber é o melhor caminho. Abra a boca!
O que é o Autoteste de HIV OraQuick®?
O Autoteste de HIV OraQuick® é um meio confidencial e preciso de testar o HIV no conforto de sua casa. Com precisão de 99%, ele é o mesmo teste usado por serviços e profissionais de saúde em várias partes do mundo. O Autoteste de HIV OraQuick® oferece aos pacientes com idades acima de 12 anos um exame simples, rápido, sem dor e sem necessidade de uso de agulhas ou coleta de sangue. O Autoteste de HIV OraQuick® utiliza o fluido oral para detectar anticorpos HIV-1 e HIV-2 e identificar a presença do vírus.
Proteja seu parceiro ou parceira, proteja sua família e seu futuro. Conheça seu estado sorológico de HIV.
Seguro
Resultados com 99% de precisão.
Rápido
O resultado sai em apenas 20 minutos.
Confiável
Comprovado e aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos e pela Anvisa no Brasil.
Confidencial
Possibilita realizar o exame com privacidade, no conforto de sua casa.
Como o teste de fluido oral funciona?
A maioria das pessoas acha que é preciso retirar uma amostra de sangue para fazer o teste de HIV, mas isso não é verdade. Com o Autoteste de HIV OraQuick®, tudo que você precisa é passar a haste coletora que vem no kit do teste. Ao coletar fluido oral de suas gengivas, você retira o material necessário para o exame. Basta deslizar suavemente a haste de teste pelas gengivas superior e inferior, uma de cada vez, não utilizar a saliva acumulada no centro da boca, comente o raspado das gengivas. Em seguida, você insere a haste no tubo encontrado no kit e obtém seu resultado em apenas 20 minutos.
O Autoteste de HIV OraQuick® detecta anticorpos produzidos pelo corpo humano em resposta à presença do HIV. Não há risco de exposição ao HIV ao utilizar o OraQuick.
Além de rápidos e precisos, os testes rápidos de HIV que usam fluido oral são também uma ótima opção para pessoas que não gostam de tirar sangue.
São ainda mais seguros para os profissionais de saúde, pois o risco de exposição a doenças infecciosas é muito menor com a utilização desse material do que com o uso de sangue. O contato com os fluidos orais e a saliva não transmite HIV.
Fluido oral – é a secreção normal das glândulas salivares, que conferem umidade a toda boca, incluindo as gengivas, que naturalmente está sempre úmida. É esta umidade natural presente nas gengivas que deverá ser coletada.
Um nome no qual você pode confiar
O Autoteste de HIV OraQuick® é fabricado pela OraSure Technologies Inc. É o mesmo teste usado por médicos e profissionais da saúde há vários anos em diversos lugares do mundo
A OraSure Technologies é especializada no desenvolvimento de testes e tecnologias avançadas, versáteis e fáceis de usar, que permitem aos profissionais da área médica e aos pacientes tomar decisões sobre saúde com base em informações precisas. No Brasil, o Autoteste de HIV OraQuick® é distribuído pela Genomma Lab.
Antes de fazer o teste
Tratamento
Já existe tratamento para HIV?
Conhecer seu estado em relação ao HIV é importante para proteger sua saúde, a de sua família e a das pessoas com quem você convive. Fazendo o teste, independentemente do resultado, você ajuda a impedir a propagação do vírus HIV.
Já existem tratamentos efetivos, disponíveis gratuitamente, que reduzem a carga do HIV no organismo a níveis muito baixos, a ponto de proteger a saúde da pessoa infectada e evitar a transmissão do vírus para outras pessoas, inclusive durante relações sexuais. Hoje em dia, os indivíduos que vivem com HIV estão levando uma vida saudável, plena e produtiva. A chave para isso é descobrir seu estado sorológico de forma precoce e buscar atendimento médico para início do tratamento.
Exposição e risco
Quem está em risco de exposição ao HIV?
Homens e mulheres que fazem sexo sem proteção; pessoas que compartilham seringas; bebês de mães vivendo com HIV (na gravidez, parto ou via amamentação); profissionais de saúde, via contato com sangue infectado ou com instrumentos cortantes não esterilizados.
Se você foi exposto a uma situação de risco, faça o autoteste após 90 dias. Repita o teste regularmente.
A importância
Por que é tão importante fazer o teste com regularidade?
O crescimento no número de novos casos de infecção representa sérios riscos à saúde. Segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), no final de 2018 havia 37,9 milhões de pessoas vivendo com HIV no mundo. Cerca de 8,1 milhões destas pessoas não sabiam que estavam vivendo com o HIV. (https://unaids.org.br/estatisticas/)
No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 135 mil pessoas vivam com HIV sem saber. A maioria dos novos casos ocorre entre jovens de 20 a 34 anos, mas pessoas de todas as idades são vulneráveis à infecção. (http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2019/boletim-epidemiologico-de-hivaids-2019)
O fato é que o HIV é evitável e você pode se prevenir e ajudar a reduzir o risco de infecção. A detecção precoce do HIV e o tratamento imediato são as melhores formas para se obter bons resultados. Os avanços nas opções de diagnóstico e tratamento do vírus possibilitam viver e conviver com o HIV sem desenvolver doenças.
Quando?
Quando fazer o teste para HIV?
Todas as pessoas devem fazer o teste com regularidade. A Organização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas expostas a qualquer situação de risco sejam testadas anualmente para o HIV. Algumas dessas situações incluem:
- Sexo vaginal sem camisinha
- Sexo anal sem camisinha
- Sexo oral sem camisinha
- Uso de seringa por mais de uma pessoa
- Transfusão de sangue contaminado
- Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação
- Uso de instrumentos que furam ou cortam não esterilizados
Se você foi exposto a uma situação de risco, faça o autoteste após 90 dias. Repita o teste regularmente.
Como faz o teste oral de HIV OraQuick?
Você deve seguir atentamente as instruções de uso do Autoteste de HIV OraQuick® para obter um resultado preciso
Preparação
- Não coma, beba, fume ou masque chiclete 15 minutos antes de iniciar o teste
- Não use produtos de limpeza bucal, como creme e/ou enxaguante bucal, pasta de dente, pelo menos 30 minutos antes de iniciar o teste.
- Remova aparelhos dentários como dentaduras ou outros materiais que cubram as gengivas antes de esfregar a haste coletora, não use a saliva acumulada na língua, apenas o raspado das gengivas
Como faz o teste
Passe a haste coletora suavemente nas gengivas superior e inferior, insira a haste no dispositivo do kit e aguarde por 20 minutos.
O resultado deve ser lido entre 20 e 40 minutos. A leitura após 40 minutos pode indicar um resultado incorreto.
Explicação dos resultados
Interpretar o teste é muito simples. Para entender o resultado, compare sua haste de teste com as imagens e descrições nas instruções de uso encontradas acima.
A letra “C” na haste de teste significa “controle”. Se você seguiu as instruções cuidadosamente e esperou 20 minutos após colocar a haste no tubo de ensaio, uma linha deve aparecer ao lado da letra “C”. Essa linha significa que seu teste está funcionando. Caso contrário, você precisará fazer um novo teste.
A letra “T” na haste significa “teste”. Uma linha ao lado da letra “T”, mesmo que seja fraca, juntamente com uma linha ao lado da letra “C”, indica um resultado positivo para o teste e você pode estar infectado com HIV. Uma linha “T”, mesmo que seja fraca, e nenhuma linha “C” significa que o teste não está funcionando e você precisará fazer um novo teste.
+ sobre HIV
O que é o HIV
HIV é o Vírus da Imunodeficiência Humana, na sigla em inglês. Isso significa que o HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico do corpo, diminuindo a capacidade do organismo de se defender contra microrganismos. Os microrganismos podem causar infecções fatais a uma pessoa cujo sistema imunológico foi enfraquecido pelo HIV.
HIV não é AIDS. O HIV é o vírus que, caso a infecção não seja tratada, pode causar AIDS, sigla em inglês para a “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”. A AIDS é uma condição muito séria, na qual o sistema imunológico é debilitado pela infecção crônica causada pelo HIV, e pode levar o paciente à morte. Atualmente, não existe cura para o HIV ou para a AIDS, mas o tratamento médico e um estilo de vida saudável podem ajudar o paciente a se manter sadio e melhorar sua qualidade de vida.
Quem pode contrair o HIV?
Qualquer pessoa pode contrair o HIV. Homens, mulheres e crianças; pessoas de qualquer idade, raça ou grupo étnico; religião, origem econômica ou orientação sexual.
É possível ajudar a acabar com a propagação do HIV?
Ajuda e Serviços
E se o teste der positivo?
Embora o HIV seja um vírus causador de infecção grave, muitas pessoas com HIV e AIDS têm uma vida longa e saudável, graças aos novos e eficazes tratamentos. Pode ser angustiante obter um resultado positivo no teste de HIV, mas há algumas coisas que você pode fazer para retomar o fôlego. Primeiro, você deve visitar seu médico, uma clínica local ou outro profissional de saúde para confirmar seu resultado no teste de HIV. Só então você saberá se tem HIV. O seu médico ou profissional de saúde solicitará vários testes para determinar seu estado atual de saúde e orientá-lo sobre os cuidados necessários para combater o HIV. No Brasil, o Ministério da Saúde, por meio do SUS, oferece gratuitamente todos esses serviços de atendimento, testagem, acompanhamento e medicação para pessoas vivendo com HIV.
Se o seu resultado for confirmado por um médico, clínica ou profissional de saúde, isso NÃO significa que você tem ou terá AIDS. A AIDS é uma condição muito extrema, na qual o sistema imunológico foi seriamente danificado por uma infecção crônica causada pelo HIV, e pode levar o paciente à morte. A detecção e o tratamento precoce podem ajudar a impedir que o HIV evolua para a AIDS.